domingo, 4 de agosto de 2013

Radioatividade

Quem e como foi descoberta a radioatividade?

Um francês chamado Henri Becquerel, em 1896 observou que raios de urânio provocam em gases o aparecimento de íons (ionização) e os tornavam condutores de corrente elétrica. Becquerel também observou que um composto de urânio causava uma mancha em uma chapa fotográfica mesmo no escuro e embrulhada em um papel escuro, ele comparou essa característica com os raios X.
No ano seguinte, Marie Curie interessada nas observações de Becquerel, começou a estudar o fenômeno. Além do urânio, ela descobriu que outro elemento também possuía essas características, o tório. Quando seu marido, Pierre Curie, começou a ajudá-la em suas pesquisas eles descobriram dois novos elementos o polônio e o rádio, sendo esse último mais radioativo que os anteriores.
Em 1898, Rutherford, utilizando placas metálicas carregadas descobriu que existia dois tipos de radiação, ele nomeou elas de radiação alfa [α] (positiva) e radiação beta [β] (negativa). As partículas alfa possuem massa maior que as partículas betas, pois elas sofrem um desvio menos. Quanto maior for a massa de uma partícula mais difícil será de alterar sua trajetória.
Doze anos mais tarde, na França, Villard descobriu uma radiação sem carga e a chamou de radiação gama.

Marie Curie

Radiações alfa e beta

As partículas alfa são formadas por dois prótons e dois nêutrons ( massa 4). Quando um núcleo de um elemento emite uma partícula alfa ele está perdendo dois prótons e dois nêutrons ( perde 4 unidades na massa). E é basicamente isso a primeira lei da radioatividade enunciada por Soddy.

'' Quando um radionuclídeo emite uma partícula alfa, seu número de massa diminui 4 unidades e seu número atômico diminui 2 unidades.''
* radionuclídeo = é um nuclídeo que emite radiação. Nuclídeo é um núcleo caracterizado por um número atômico (Z) e número de massa (A)

As partículas beta são elétrons que são emitidos pelo núcleo. Ao emitir essa partícula o núcleo perde um nêutron e ganha um prótons. Dessa forma o número de massa (A) permanece constante e o seu número atômico (Z) aumenta. E essa é a segunda leia da radioatividade enunciada por Soddy.

'' Quando um radionuclídeo emite uma partícula beta, seu número de massa permanece constante e seu número atômico aumenta 1 unidade. ''

Mas se no núcleo se encontra apenas nêutrons e prótons, como ele pode emitir um elétron?
Um nêutron pode se decompor em um antineutrino, um próton e um elétron. O próton permanece no núcleo e o elétron e o antineutrino são emitidos, pois como já estudado antes, só permanece no núcleo prótons e nêutrons, todas as outras partículas subatômicas são emitidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário